quarta-feira, 27 de junho de 2012

MARIONETE - será que sou uma???

Surgiu na França, em plena idade média, as chamadas marionetes, diminutivo de Marion, no português, Maria. Tem esse nome, óbvio, por causa da sua criadora.

Foi criada como uma forma de entretenimento para crianças e adultos.

É composta por três elementos estruturais: 

- o boneco ou figura animada, representando um ser humano, animal ou criatura antropomórfica; 
- os fios de comando, que comunicam ao boneco os gestos e ações pretendidas pelo animador; 
- o comando ou cruzeta, destinada à controlar os fios e os movimentos do boneco.

Trata-se de uma técnica comum em diferentes culturas, mas com uma grande complexidade formal, tanto na construção da figura como do seu sistema de manipulação (comando ou cruzeta). A funcionalidade da marioneta depende de uma compreensão adequada dos seus princípios mecânicos e estruturais. Trata-se de uma arte ancestral, que evoluiu a partir de pressupostos técnicos de base, incorporando permanentemente novas tecnologias e materiais ao longo da sua história.

...............................

Bem, quem de nós já não foi o BONECO ou o ANIMADOR no teatro da vida????

Desde criança esses conceitos de manipulação começam a aflorar em nossas vidas. Alguns parece que tem o dom de MANIPULAR, outros, o de ser MANIPULADOS.

Percebemos nas brincadeiras entre crianças que sempre tem uma que manipula as outras para conseguir o que quer, seja a brincadeira escolhida ou o doce pretendido.

Alguns pais olham com orgulho o comportamento manipulador do filho e pensam: "meu filho é um líder nato...".

O fato é que, em nossa sociedade, acabamos por honrar este tipo de comportamento manipulador que é exercido sobre outras pessoas e damos a ele a importância de uma qualidade excepcional para quem deseja ser LÍDER.

No entanto, o grande problema da manipulação é que o manipulado é privado de seu poder de decisão, pois alguém decide por ele, alguém define a direção para ele.

Isso é ruim? Depende... Para o MANIPULADO isto é extremamente confortável, pois evita o trabalho de pensar e esquiva-se da responsabilidade de decidir. Se não der certo, a culpa é transferida para o MANIPULADOR.

Por isso sempre vão existir os MANIPULÁVEIS. E os MANIPULADORES, sabendo disso, utilizam sua estratégia de manipulação para benefício próprio.

Nas grandes empresas, repartições, escolas, setor privado e instituições de qualquer natureza podemos perceber nitidamente a presença destes 02 personagens: o MANIPULADOR e o MANIPULADO. 

Infelizmente temos visto isto dentro da igreja, aqui falo de instituição religiosa. A grande maioria dos líderes utilizam esta estratégia no relacionamento com seus liderados e, na maioria das vezes, para conseguir o que querem. 

É culpa somente dos líderes?? Não. Os liderados são tão culpados quanto os líderes que exercem a manipulação, pois permitem este tipo de relacionamento.

É a questão do comodismo, do conforto, da tranquilidade, da transferência de responsabilidade. "Ao invés de tomar a decisão, vou ao meu líder que ele me ajudará...". Então, o líder, ao invés de fazer o indivíduo pensar e deixar que ele tome a decisão embasado na Palavra de Deus, acaba interferindo e decidindo (manipulando) pelo seu liderado.

Vez por outra algum pastor (líder) diz: "este(a) é o homem (mulher) de Deus para vc...", "abra esse negócio...", "compre isso...", "largue tudo...", "faça isso, faça aquilo...".

O MANIPULADO então pensa: "já que é o pastor que está falando e sei que o ele ora bastante e tem comunhão com Deus, então vou fazer...".

Se não der certo, o MANIPULADO facilmente transfere a culpa para o pastor e o MANIPULADOR, por sua vez, acusa o MANIPULADO de ter feito alguma coisa errada.

E o ciclo continua...

Por este motivo é que existem milhares de pessoas FERIDAS EM NOME DE DEUS. Pessoas que abriram seus corações para seus líderes e estes interferiram na vida particular de seus liderados e pior, utilizaram o nome de Deus para esta estratégia manipuladora.

Portanto, vamos ser razoáveis. Deixemos de ser seguidores de líderes e sigamos a Jesus. Deixemos de ouvir as ´sábias palavras´ de alguns líderes dominadores e ouçamos a PALAVRA DE DEUS que é a verdade e nEla não há engano.

Paremos de correr atrás de profetas e de ´homens e mulheres de Deus´ como auto se intitulam.

Corramos atrás de Deus. Corramos atrás da Palavra do Senhor.

Enfim, o conselho é: Fuja da falsa religião, afaste-se dos maus líderes. Viva o evangelho e a Graça do Senhor. Conheça a Palavra e pratique-a.

Ledinei Espindula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha liberdade de comentar sobre a postagem, lembrando que você pode concordar ou discordar, sem problemas. Vamos juntos pensar sobre a nobreza do Evangelho de Jesus e suas implicações em nossas vidas.